A Companhia

Projeto de geração de renda apoia Paneleiras de Goiabeiras
Máscara + Renda apoia mulheres em regiões de vulnerabilidade com produção de máscaras. As Paneleiras de Goiabeiras também são beneficiadas pelo projeto da VIX Logística.

A pandemia deixou sem trabalho milhares de mulheres chefes de família, dentre elas costureiras e artesãs. Por outro lado, o uso de máscaras se tornou essencial para todos na contribuição para o fim da pandemia no Brasil. Visando oferecer renda para mulheres moradoras de regiões em situação de vulnerabilidade social, a VIX Logística firmou parceria com a Fundação Vale e a Rede Asta para a iniciativa “Máscara + Renda”. O projeto, que seleciona costureiras para produção de máscaras de proteção, foi customizado pela VIX para que possa também apoiar as Paneleiras de Goiabeiras, maior ícone do artesanato do Estado e patrimoniais cultural do Brasil.

O projeto consiste em mapear e selecionar costureiras e artesãs, oferecendo a profissionais um novo caminho de geração de renda. As costureiras selecionadas receberam em suas residências um kit de matéria-prima para a finalização da confecção das máscaras, e recebem R$ 1,50 por máscara produzida, garantindo sua renda por no mínimo 03 meses. Além disso, todas as 13.500 máscaras produzidas serão doadas para comunidades carentes da Grande Vitória, indicadas pelas próprias artesãs, e para as Paneleiras de Goiabeiras, que ainda recebem um percentual de todas as máscaras produzidas para apoio à comunidade.

Segundo Carlos Chieppe Netto, diretor da VIX, o objetivo é oferecer oportunidade de renda a estas profissionais e também apoio às Paneleiras, que receberão parte do investimento como auxílio para as mais de 90 profissionais artesãs que estão momentaneamente sem trabalhar por causa da pandemia. “Estamos orgulhosos por esta parceria com a Fundação Vale num projeto tão transformador, e iniciativas como essa são essenciais para promover impacto econômico e social, especialmente para aqueles que mais precisam, num momento tão desafiador”.

A iniciativa da VIX conta ainda com o apoio do União ES, movimento feito por capixabas com a missão de ajudar outros capixabas que passam por uma situação delicada e necessitam de condições básicas como alimentação, higienização, saúde e outros. O União ES efetuou a doação de mais 10 mil kits de matéria prima para confecção de máscaras, minimizando custos e permitindo ampliar a quantidade de máscaras produzidas e aumentar o valor recebido pelas Paneleiras para manutenção das famílias.

“Temos grande parte de nossas Paneleiras afastadas do trabalho pela pandemia, e essa apoio, tanto com os valores, quanto com as doações das máscaras, vai garantir o final de ano das profissionais e arcar com as despesas da Associação”, completa Berenicia do Nascimento, Presidente da Associação das Paneleiras de Goiabeiras.

Para Patrícia Chieppe, diretora executiva da VIX, contribuir é motivo de satisfação. “Temos muito orgulho do nosso Estado, e poder apoiar a comunidade local, assim como as Paneleiras, que são um símbolo cultural tão importante para todos nós é gratificante. A iniciativa está alinhada aos valores da VIX, e ofertar alternativas sustentáveis de trabalho e inclusão produtiva para a geração de renda, neste caso de maneira ainda mais especial por se tratar de empreendimentos liderados por mulheres”, afirma Chieppe.

A iniciativa contou com um investimento inicial de R$ 5,5 milhões da Fundação Vale, sendo ampliada com a adesão de novos parceiros. O Máscara + Renda é uma realização da Fundação Vale e da Rede Asta, em parceria com a Wheaton Precious Metals, Petrobras, USAID, NPI Expand, Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e SITAWI Finanças do Bem e BRK Ambiental. São coparceiros da iniciativa: Yara, Suzano, Instituto Alcoa, Ultragaz, Eletrobras, GWC Foundation e Ford Motor Company Fund, Komatsu, Trafigura Foundation, Contour Global, Arcadis, Cummins e DCML, Della Volpe, Engie, Klabin, VIX Logística, SAP e Microsoft e Instituto Eldorado. São apoiadores: Agenda Pública, EDF Norte Fluminense e Dow Química.

O Máscara + Renda conta ainda com o apoio dos parceiros mobilizadores: Vale, Coletivo COVID Radar, CEBDS- Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, Câmara de Comércio França Brasil, Deloitte, Instituto Acende Brasil, IBRAM- Instituto Brasileiro de Mineração, Firjan – Federação de Indústrias do Rio de Janeiro, FINDES - Federação de Indústrias do Espírito Santo , FIEPA - Federação de Indústrias do Pará, SIMINERAL, União ES e Women in Mining Brasil.

Para mais informações sobre a iniciativa, acesse www.mascaramaisrenda.com.br.

 

Paneleiras de Goiabeiras

Para fazer as famosas panelas de barro, as artesãs retiram a argila do Vale do Mulembá, local situado no bairro Joana D'Arc, na Ilha de Vitória. Do manguezal é extraída a casca da Rhysophora mangle, popularmente chamada de mangue vermelho. Essa casca permite extrair a tintura impermeabilizante de tanino, com a qual são açoitadas as panelas ainda quentes. Por tradição as autênticas Moqueca e Torta Capixabas, dois pratos típicos regionais, devem ser servidos nas panelas de barro.

O ofício das Paneleiras de Goiabeiras é reconhecido como patrimônio imaterial pelo Iphan. Segundo as artesãs, esse status garante a salvaguarda da técnica, uma vez que a legitima junto à órgãos públicos responsáveis.

A associação das Paneleiras de Goiabeiras, que conta hoje com mais de 90 associadas, foi fundada na década de 1980 e garante a organização do espaço do Galpão e divisão das funções na fabricação das panelas. As Paneleiras de Goiabeiras, assim chamadas por ser a maioria das artesães mulheres, confeccionam, em barro, panelas, potes, travessas, bules, caldeirões e frigideiras, de diversas formas e tamanhos.