Governança

Estrutura
Operador logístico, perador de logística, Empresa de logística, Serviços logísticos, Logística terceirizada, Terceirização de serviços logísticos, Terceirização logística, Logística interna, Logística integrada, Cross-docking

 

 

Conselho, Diretoria e Comitês

 

Membro Função

Presidente do Conselho

Kaumer Chieppe tem sua trajetória profissional dedicada ao grupo empresarial de sua família. Formado em Administração de Empresas, possui MBA Executivo na Fundação Dom Cabral em parceria com a J.L Kellogg Graduete School of Management, e desde 1982 trabalha no Grupo Águia Branca. Sua história profissional teve início na Viação Águia Branca, onde passou pelos cargos de auxiliar de escritório, assistente técnico, gerente de suprimentos, assessor operacional e, em seguida, assumiu as posições de Superintendente Regional ES, Diretor Regional Bahia e Diretor Superintendente da então Companhia Viação Sul-Baiano. Fora do Grupo Kaumer já assumiu cargos em entidades de classe, quando presidiu o SINFREVI - Sindicato das Empresas de Fretamento de Veículos de Transporte Rodoviário da Região da Grande Vitória e foi diretor financeiro da Fetransportes - Federação das Empresas de Transportes do Estado do Espirito Santo. Já tendo atuado também como Presidente da Abemtro - Associação das Empresas de Transporte Coletivo Rodoviário do Estado da Bahia. Atualmente Kaumer responde como Vice-Presidente do Grupo Águia Branca – Divisão Logística, que engloba as empresas VIX, Autoport, Let’s e V1. Kaumer ainda atua como membro do Conselho da Divisão Passageiros e do Conselho de Administração do Grupo Águia Branca.

Conselheiro

Graduado em Engenharia Química pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), Armando Henriques possui MBA na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Participou do Programa de Gerenciamento Avançado da Wharton School (Universidade da Pensilvânia) e do Programa de Tecnologia de Reatores Nucleares do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Atua como Presidente do Conselho da Ecom Energia LTDA e é Membro do Conselho do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Possui certificação como Conselheiro (categoria CCIe) pelo IBGC e é membro do IPGC - Instituto Português de Governança Corporativa. Possui experiência nos setores de Oléo, Gás e Energia, já tendo atuado como Presidente e Diretor em empresas como Duke Energy International (DEI), Duke Energy Brazil, BG Group, Metrogas e COMGAS.

Conselheiro

Carlos Netto é graduado pelo Centro Universitário de Vila Velha em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão Empresarial pelo COPPEAD, além de ter realizado o programa executivo STC da Fundação Dom Cabral. Dentre sua trajetória profissional, toda dedicada ao Grupo Águia Branca, tem passagem pela Holding, pela Águia Branca Cargas, onde ocupou o cargo de Gerente Administrativo, além de vasta experiência na VIX Logística, empresa que atua até hoje. Na Divisão Logística, Netto ocupou cargos de gestão nas áreas de Suprimentos, Fretamento, Fleet Service, Autoport e Logística Dedicada. Atualmente Netto é diretor de Mineração e Transportes Logísticos e membro do Conselho de Administração da companhia.

Conselheiro

Decio Chieppe é graduado em Administração de Empresas pela UFES e pós-graduado pelo IBMEC (MBA Executivo em Finanças), além de ter realizado um STC Executivo na J.L.Kellog Graduate School of Management (Estados Unidos), e curso em PGA – Programa de Gestão Avançada no Insead (França), ambos em parceria com a Fundação Dom Cabral. Ingressou no Grupo Águia Branca em 1978, através da Viação Águia Branca. Durante sua carreira, ocupou cargos de gestão em várias empresas do GAB, tendo atuado como Diretor Financeiro, Administrativo e Geral. Atua como CFO do Grupo e Membro do Conselho de Administração do GAB desde 1993. De 2015 a 2018 respondeu como Presidente do Grupo Águia Branca e do Conselho de Administração do Grupo. Atualmente atua como Vice-Presidente do Grupo Águia Branca - Inovação e Finanças, além das posições de Conselheiro de Administração do Grupo Águia Branca, da Vix Logística, da Azul Linhas Aéreas S.A, da Divisão Comércio e da Divisão Passageiros do GAB e membro do Conselho de Acionistas do GAB.

Conselheiro

Graduado em Engenharia Mecânica-Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e MBA pela Harvard Business School. Profissional da área de private equity desde 2005, Higor tem trabalhado na avaliação, execução e gerenciamento de investimentos no Brasil e na América Latina. Atua como Gerente de Investimentos no IFC Asset Management Company (AMC).

Conselheiro

Renan Chieppe é graduado em Administração de Empresas pela Faculdades Integradas Espírito-Santenses e ingressou suas atividades profissionais no Grupo Águia Branca em 1980. Em 2001 assumiu a presidência do Sindicato de Transportes de Passageiros do Estado do Espírito Santo, posição esta que ocupou durante dois mandatos consecutivos. Também atuou como presidente da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros – ABRATI. Atualmente Renan responde pela Presidência do Grupo Águia Branca, cargo que acumula juntamente com a Vice-Presidência da Divisão Passageiros. O executivo atua ainda como conselheiro de administração da Azul Trip Linhas Aéreas S.A.

Conselheiro

Vice-Presidente do Grupo Águia Branca - Divisão Comércio, Riguel Chieppe é formado em Administração de Empresas com MBA pela Northwestern Kellogg, nos Estados Unidos. Riguel tem em seu currículo diversas passagens por Entidades de Classe do setor de Transporte e Veículos, com a presidência da Associação Brasileira dos Distribuidores Toyota (Abradit), vice-presidência da Associação Brasileira dos Distribuidores Chrysler, Jeep e Dodge (Abradic), vice-presidência da Associação Brasileira de Distribuidores de Automóveis Mercedes-Benz (Abracam) e atualmente ainda como Diretor-Regional da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrava/ES) e Presidente do Sincodiv/ES - Sindicato dos Concessionários de Veículos do Estado do ES. No Grupo Águia Branca, Riguel iniciou suas atividades em 1983 nos setores de Recursos Humanos e Financeiro. Em 1988 atuou como auditor e consultor na Trevisan Associados por dois anos. Retornando ao Espírito Santo, e também ao Grupo Águia Branca, assumiu funções de gerência e diretoria. Em 1993, assumiu a área de concessionária de comércio de veículos do GAB, que inclui as marcas Mercedes-Benz, Jaguar, Land Rover, Jeep, Chrysler, Dodge, Ram, Toyota e Lexus.

Conselheira Independente

Claudia Pagnano é membro independente de nosso conselho de administração, cargo que ocupa desde 1º de outubro de 2020. A Sra. Pagnano é membro independente do conselho da Vitru Educação e foi membro independente do conselho de administração da Condor SA desde 2017 a 2020, bem como o Presidente do seu Comitê de Estratégia e Mercado. Ela também é assessora da Excellence Ltda. onde atua no segmento de higiene pessoal e beleza. Além disso, a Sra. Pagnano atua como consultora pro bono independente para a Inventação, uma start up com foco em educação, e para a Vioo, uma plataforma digital projetada para ajudar os alunos a se conectar com universidades dos EUA e da Europa. A Sra. Pagnano também é uma das nove fundadoras da WCD (Women Corporate Directors), capítulo Brasil, uma fundação sem fins lucrativos que visa aumentar a participação feminina em cargos de administração. Antes disso, ela foi Diretora Executiva da Abrakidabra, Diretora Comercial da Gol Linhas Aéreas, Diretora Administrativa da Divisão Brasileira da Brasil Foods-BRF, Diretora de Marketing e Vice-Presidente de Marcas Próprias do Grupo Pão de Açúcar, Diretora de Marketing no BankBoston e Unibanco, Diretor de Negócios de Consumer Films para o Brasil e América Latina da Eastman Kodak Company e Diretor de Marketing da Colgate Palmolive. A Sra. Pagnano é formada em Comunicação e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, concluiu curso de extensão em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e também recebeu certificado em Transformação e Inovação Digital pela Universidade da Califórnia, Berkeley. Além disso, a Sra. Pagnano é certificada como conselheira independente pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa desde 2018, além de ter concluído a graduação em Governança Corporativa e Mercado de Capitais pela BI International School de São Paulo em 2014. Ela também participou de a segunda turma do programa de Mentoria Feminina do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa em 2018.

Conselheiro Independente

Roberto Carvalho foi nomeado Diretor-Presidente da Samarco em janeiro de 2016. Começou sua carreira na empresa em setembro de 1985, como Engenheiro de Processos, estando à frente de funções estratégicas nas operações de pelotização em Ubu, no Espírito Santo. Ao longo de sua trajetória na empresa, Roberto assumiu cargos importantes, como a direção comercial, em 2001, função que exerceu durante 15 anos. Deixou a empresa em Março de 2018. Atualmente é Sócio Proprietário da Summo Quartile Consultoria Ltda e Conselheiro de Administração da VIX Logística

Obs.: Conselheiros efetivos eleitos na AGE realizada em 30-abr-19. Mandato unificado de um ano, sendo permitida a reeleição.

Membro Função

Diretora

Aline De Nadai é graduada em Administração de Empresas pela FAESA e pós-graduada em Gestão de Concessionarias pelo INSPER – SP. Ingressou no Grupo Águia Branca em 2003 na Divisão Comércio, atuando diversos cargos de gestão nas concessionárias da marca Toyota do GAB até 2018. Em 2019 assumiu a Diretoria de Compra e Venda de Ativos da VIX Logística.

Diretora

Ana Silvia Gava é graduada em Ciência Contábeis pela FACON, com pós-graduação em Contabilidade Gerencial pela Fundação Ceciliano Abel de Almeida e MBA em Mercado de Capitais pela Fucape. Atua no Grupo Águia Branca desde 1990, primeiramente como sub-contadora na Vitória-Diesel. Desde 1997, integra a Gerência de Controladoria da VIX Logística, tendo sob sua responsabilidade as áreas Contábil, Financeira e Arquivo Central. Atua de forma estatutária como Diretora Adjunta, onde representa todas as empresas da Divisão Logística.

Diretor

Graduado em Administração de empresas pela FGV-EAESP com MBA pela IESE Business School. Na sua trajetória profissional na VIX Logística, ocupou os cargos de TRAINEE, Supervisor Operacional, Supervisor Administrativo, Gerente Financeiro e Gerente Geral de Controladoria e Finanças. Atualmente André ocupa o cargo de Diretor de Finanças e de Relações com Investidores.

Diretor 

Bruno Chieppe é graduado pela Universidade de Vila Velha - UVV e pós-graduado em Logística de Transporte pela Coppead (UFRJ) e Gestão Empresarial pela MMurad (FGV). Iniciou sua carreira na Águia Branca Cargas, empresa do Grupo Águia Branca, com passagem pela Holding. Trabalha na companhia desde 2004, onde exerceu os cargos de gestão nas áreas de operações florestais, locação e fretamento. Em 2014 ocupou o cargo de Diretor de Fretamento, e em 2017 o cargo de diretor responsável pelos segmentos de Siderurgia, Papel & Celulose.

Diretor 

Carlos Netto é graduado pelo Centro Universitário de Vila Velha em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão Empresarial pelo COPPEAD, além de ter realizado o programa executivo STC da Fundação Dom Cabral. Dentre sua trajetória profissional, toda dedicada ao Grupo Águia Branca, tem passagem pela Holding, pela Águia Branca Cargas, onde ocupou o cargo de Gerente Administrativo, além de vasta experiência na VIX Logística, empresa que atua até hoje. Na Divisão Logística, Netto ocupou cargos de gestão nas áreas de Suprimentos, Fretamento, Fleet Service, Autoport e Logística Dedicada. Atualmente Netto é diretor de Mineração e Transportes Logísticos.

Diretor 

Ciro Rocha é graduado em Administração de Empresas e com MBA em Investimentos e Mercado Financeiro pela FUCAPE. Com vasta experiência na área de administração e finanças, tem em sua trajetória profissional quase 30 anos dedicados ao Grupo Águia Branca, em especial à VIX, quando iniciou atuação em 1990, já tendo ocupado os cargos nos Setores Financeiro, Administração de Pessoal e Orçamento e Custos. Desde 2018 ocupa a posição de Diretor de Administração, responsável pelas áreas de Suprimentos, Recursos Humanos, Comunicação Externa, Assessoria Técnica, Qualidade e Meio Ambiente, Jurídico, Governança, Auditoria Interna e Gerenciamento de Riscos da VIX Logística.

Diretor 

Luciano Werner é graduado em administração de empresas pela UNIFGV do Espírito Santo. Ele iniciou sua carreira no Grupo Águia Branca na empresa Kurumá Veículos e atua na VIX desde 2002, onde atuou como Diretor de Locação e Gestão de Frotas de 2003 a 2009. Em 2009, assumiu as diretorias de Fretamento e de Logística Dedicada. Atualmente, ocupa o cargo de Diretor dos Segmentos de Óleo & Gás, Bioenergia e Novos Negócios.

Diretora Executiva

Patrícia Chieppe é graduada em Administração de Empresas pela UFES, com especialização em Governança Corporativa. Toda sua vida profissional foi dedicada ao Grupo Águia Branca, e teve início no ano de 1991 na Viação Águia Branca, com passagens por áreas administrativas e operacionais, dentre elas como Gerente Operacional e Gerente de Controladoria. Na VIX Logística, atuou gerindo o segmento de fretamento e também a área administrativa e financeira da empresa. De 2012 a 2016 ocupou o cargo de Diretora Administrativa. Ainda no ano de 2016, até hoje, Patrícia responde pela Diretoria Executiva da VIX Logística.

Diretor 

Ricardo Pinca Bernasconi é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, possui dois cursos de MBA, um em Marketing outro em Controladoria e Finanças, ambos pela pela FEARP/USP. Em sua trajetória profissional, Ricardo tem passagens pela IBM Brasil e foco na área de locação e terceirização de frota, quando em 1998 iniciou atuação no setor através da Localiza Rent a Car. Em 2006, ingressou na Let's Rent a Car, tendo atuado na Gerência de Marketing e Vendas, e Gerência Executiva. Atualmente Ricardo ocupa o cargo de Diretor.

Diretor 

Rodolfo Filho é graduado em engenharia mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia/MG, e de 1977 a 1994 atuou em diversos cargos de gestão em áreas da mineradora Samarco. Ainda em 1994, Rodolfo inicia suas atividades no Grupo Águia Branca, e assume a gestão da Autoport, empresa de logística automotiva recém adquirida pelo GAB, função que exerce até o momento.

Obs.: Diretores eleitos nas RCAs realizadas em 01-jan-19, 30-abr-19. Mandato unificado de dois anos, sendo permitida a reeleição.

Membro Função
Decio Luiz Chieppe Coordenador
Higor Uzzun Sales Membro
Riguel Chieppe Membro
Roberto Lucio Nunes de Carvalho* Membro

*Membro independente do conselho de administração

Membro Função
Kaumer Chieppe Coordenador
Armando de Azevedo Henriques Membro
Decio Luiz Chieppe Membro
Renan Chieppe Membro