VIX acelera estudos de eletrificação de frota

Testes com caminhão elétrico envolvem longas distâncias e operações interna com altas cargas
A VIX Logística, via VIVA – sua vertical de negócios focada em soluções inovadoras com tecnologias emergentes como automação, inteligência artificial, combustíveis alternativos e soluções disruptivas conectadas com operações logísticas, finalizou testes com um caminhão elétrico de alta capacidade. Realizados em situações reais, esses desenvolvimentos revelam o potencial da eletrificação em múltiplas aplicações desde rotas longas em cenário rodoviário até operações confinadas com trajetos curtos e cargas elevadas, fortalecendo o foco da empresa em sustentabilidade e avanço logístico.
O modelo, um caminhão 100% elétrico da Higer, traz como destaques recarga rápida pelo conector CCS 2 (semelhante a carros leves) e regeneração de energia que se adapta à carga e ao caminho, otimizando alcance e performance.
Para cargas acima de 100 toneladas em operações internas no Espírito Santo, o veículo só precisou de ajustes para integração com o semirreboque específico para aplicação em ambiente siderúrgico, e adequação dos pneus para se alinhar aos padrões necessários para a operação VIX. Nas rotas longas, permaneceu inalterado, testando sua resistência real. Nas cargas internas, o equipamento tracionou cargas entre 65 e 130 toneladas para avaliar desempenho sobre estas condições, somando 876 km rodados.
Segundo Marcos Antônio Nunes, gerente do VIVA, os resultados iniciais são animadores: o elétrico atuou em condições semelhantes ao veículo a combustão, integrando recargas rápidas a rotina operacional. "Isso confirma que a eletrificação é prática e viável para operações intensas, com eficiência equivalente ao convencional".
Os ensaios de longa distância abrangeram 309 km de Vitória (ES) à divisa com a Bahia, com pontos de recarga estratégicos que foram refinados durante as avaliações. No final, o caminhão demonstrou perspectiva de autonomia para ida e volta com recargas apenas nas extremidades, sem interrupções.
Desafios como alinhar expectativas de clientes sobre infraestrutura, segurança e recargas foram superados com um ecossistema integrado de tecnologia e planejamento. Os testes projetam grandes ganhos ambientais, alinhados às metas ESG da VIXPar, reduzindo emissões e impulsionando uma logística verde. "Para o futuro, o VIVA planeja expandir a frota elétrica gradualmente, posicionando a VIX como pioneira na transição energética do setor de transportes" conclui Nunes.
Categorias
- Mobilidade
- Prêmios
- Inovação
- ESG
- VAGAS