A Companhia

VIX realiza entrega de 3,5 mil máscaras para Associação das Paneleiras de Goiabeiras

Mais de 3 mil máscaras confeccionadas em parceria com o projeto Máscaras + Renda já começaram a ser distribuídas em panelas produzidas pelas Paneleiras de Goiabeiras. Além de agregarem valor ao produto, que é fonte de renda para dezenas de famílias, parte do material será destinado a ajudar pessoas em vulnerabilidade social no combate ao COVID-19 na região.

A ação é resultado do trabalho conjunto da VIX Logística, Fundação Vale, Rede Asta e União ES, que contou com a participação de costureiras e artesãs. Toda a equipe recebeu em suas residências um kit de matéria-prima para a confecção do material.

A entrega das máscaras finalizadas foi realizada na última quarta-feira (3), e contou com a participação do Diretor de Administração da VIX Logística, Ciro Rocha. Para ele, contribuir é motivo de satisfação. “Ter participado do projeto Máscaras + Renda foi motivo de orgulho para a VIX e a iniciativa está alinhada aos valores da empresa. Ter ainda a oportunidade de apoiar a comunidade local, assim como as Paneleiras de Goiabeiras, que são um símbolo cultural tão importante para todos nós capixabas, é muito gratificante.”

Apoiar a comunidade local, assim como as Paneleiras, que são um símbolo cultural tão importante para o Espírito Santo, é uma iniciativa que está alinhada aos valores da VIX. O projeto ofereceu alternativas sustentáveis de trabalho e inclusão produtiva para a geração de renda, neste caso de maneira ainda mais especial por se tratar de empreendimentos liderados por mulheres, e também proporcionou apoio às Paneleiras. O resultado? Transformador! Iniciativas como essa são essenciais para promover impacto econômico e social, especialmente para aqueles que mais precisam, num momento tão desafiador.

“O Máscaras + Renda foi de extrema importância para a Associação das Paneleiras, nosso agradecimento especial é dedicado à VIX e às costureiras que participaram da confecção das máscaras e contribuíram para o sucesso do projeto. Todo o auxílio foi fundamental para diversas famílias da nossa comunidade.” Completa Berenicia do Nascimento, Presidente da Associação das Paneleiras de Goiabeiras.

Para mais informações sobre a iniciativa, acesse www.mascaramaisrenda.com.br.

Paneleiras de Goiabeiras

Para fazer as famosas panelas de barro, as artesãs retiram a argila do Vale do Mulembá, local situado no bairro Joana D’Arc, na Ilha de Vitória. Do manguezal é extraída a casca da Rhysophora mangle, popularmente chamada de mangue vermelho. Essa casca permite extrair a tintura impermeabilizante de tanino, com a qual são açoitadas as panelas ainda quentes. Por tradição as autênticas Moqueca e Torta Capixabas, dois pratos típicos regionais, devem ser servidos nas panelas de barro.

O ofício das Paneleiras de Goiabeiras é reconhecido como patrimônio imaterial pelo Iphan. Segundo as artesãs, esse status garante a salvaguarda da técnica, uma vez que a legitima junto à órgãos públicos responsáveis.

A associação das Paneleiras de Goiabeiras, que conta hoje com mais de 90 associadas, foi fundada na década de 1980 e garante a organização do espaço do Galpão e divisão das funções na fabricação das panelas. As Paneleiras de Goiabeiras, assim chamadas por ser a maioria das artesãs mulheres, confeccionam, em barro, panelas, potes, travessas, bules, caldeirões e frigideiras, de diversas formas e tamanhos.