A Companhia

Grupo Águia Branca e VIX Logística fecham parceria com MoV.Cidade e reafirmam compromisso com a juventude, a cultura e a cidade

Chegando à sua terceira edição, o MoV.Cidade – Mostra & Lab de Criatividade e Sustentabilidade Urbana do Espírito Santo – agora conta com o patrocínio do Grupo Águia Branca e da Vix Logística. A parceria é um reforço no compromisso dessas empresas com valores essenciais do MoV, como a valorização da arte e da cultura; a promoção de atividades para a juventude e periferia para a ocupação das cidades; e a valorização de iniciativas sustentáveis, afinal, o lema do movimento é “cidades são pessoas”. A parceria com o Grupo Águia Branca e com a Vix Logística ressalta esses valores e viabiliza que essas atividades cheguem a jovens de todo o Brasil por meio da internet. 

O MoV é um movimento artístico-cultural que traz a reflexão para um olhar atento mais atento sobre as cidades, desde a cultura urbana até os modos de vida mais sustentáveis nos centros urbanos. Pensa a relação das pessoas com os locais onde vivem, potencializando as várias formas de ocupar e transformar por meio da arte e da cultura. Utiliza, para isso, diversas linguagens artísticas, como o cinema, a música, as artes visuais, as intervenções urbanas, a dança, entre outros. 

Com atividades ao longo do ano inteiro com o propósito de conscientizar, conectar, celebrar e mobilizar uma galera criativa em torno de temas como: sustentabilidade, mobilidade urbana, diversidade, movimentos culturais, sociais e artísticos, o MoV tem seu ponto alto no Festival MoV.Cidade, marcado para os dias 19 a 21 de agosto de 2021. Além da Mostra de Cinema, o Festival contará com palestras, debates, formações em arte e empreendedorismo, performances artísticas, shows musicais – inclusive de atrações nacionais –, entre outras. 

 

Em 2021, o MoV ainda segue em formato online, gratuito para todo o público e se abre a novas possibilidades, envolvendo em sua execução agora a cadeia produtiva do Carnaval, tão prejudicada devido à pandemia. Os trabalhadores do Carnaval estão envolvidos na concepção e montagem do palco de onde ocorrerão as transmissões dos shows para todo o público na internet. O MoV 2021 conta com um Manifesto de Carnaval, que reivindica a valorização da cultura e de atividades que promovam a ocupação das cidades pela juventude. A programação completa será divulgada em breve. 

Além do Festival, o MoV ainda conta com diversos produtos que ajudam a difundir valores para vidas mais sustentáveis e humanas nos centros urbanos, tais como: websérie, revista, podcast, concursos, entre outros. 

  

Histórico 

O MoV surgiu em 2018 promovendo debates em torno da sustentabilidade urbana e do modo de vida nas cidades. Desde a primeira edição, realiza mostras de cinema, shows musicais e formações culturais. Em 2020, na segunda edição do Festival, o MoV se reinventou, renovando seu formato, sendo um dos primeiros festivais no Espírito Santo a ser realizado no meio da pandemia com editais de incentivo ao mercado da cultural, contribuindo para a sua recuperação. Com um edital de R$ 80 mil destinado aos artistas, foram 35 dias de Festival, com inúmeras atividades nas mais diferentes linguagens artísticas. 

  

Inscrições abertas para oficina gratuita de empreendedorismo com prêmios de até R$ 2 mil 

O MoV.Lab 2021 está com as inscrições abertas até 28 de julho para 45 alunos que queiram participar do laboratório imersivo e de palestras gratuitas de empreendedorismo, voltadas à área criativa e produção de conteúdo audiovisual para mídias sociais. As aulas ocorrerão online nos dias 19, 20 e 21 de agosto, data do Festival MoV.Cidade. Ao final da imersão, os alunos devem apresentar um plano de negócios. Os três melhores levarão prêmios em dinheiro. Para se inscrever, acesse: www.movcidade.com.br. 

Ao todo, serão sete horas de aulas ao vivo transmitidas pelo YouTube, divididas em três dias de vivências e troca de conhecimentos, com profissionais renomados do mercado capixaba. Dentre os temas estão: empreendedorismo, produção de conteúdo audiovisual, marketing, design, redes sociais e monetização. Esta é a segunda edição do MoV.Lab, que tem como foco a capacitação, através de aulas e palestras para jovens, por meio do Laboratório Imersivo. 

A intenção deste laboratório é potencializar habilidades e conhecimentos para que esses jovens sejam produtores e difusores de conteúdo dos seus próprios negócios criativos. Além disso, deseja contribuir para formação de um olhar diverso e plural sobre a realidade nos centros urbanos capixabas, privilegiando o público morador de territórios da Grande Vitória. 

Para participar, é necessário que o candidato tenha entre 18 e 29 anos, resida no Espírito Santo, preferencialmente na Grande Vitória, e possua acesso à internet. O certificado de participação no MoV.Lab será disponibilizado mediante à apresentação de um trabalho final, que será um plano de negócios. 

  

MOV.ARTE 

O MoV.Arte, um dos movimentos do MoV, consiste em ações de pintura artística em diferentes superfícies, no espaço público e/ou voltado para ele, com o objetivo de valorizar o espaço urbano, valorizar as memórias locais, aproximar o morador da arte urbana e despertar um sentimento de pertencimento do morador pelo espaço público.