A Companhia

Movendo um mundo mais verde: respirando ar puro
Conheça as iniciativas da VIX para reduzir a pegada de carbono e controlar as emissões atmosféricas.

A VIX mantém-se atenta às mudanças climáticas pelas quais o planeta vem passando e tem consciência dos impactos ambientais de suas operações, principalmente as emissões de gases do efeito estufa (GEE) associadas às atividades de transporte e logística. Por isso, criamos o Programa de Controle de Emissões Atmosféricas, uma importante ação para reduzir nosso impacto ambiental. 

Os principais objetivos do Programa são: promover o controle de fumaça preta dos veículos e máquinas movidos à diesel de suas operações; promover o controle das emissões de particulados nas bases e operações; inventariar os gases do efeito estufa (GEE) contemplando os escopos relacionados à operação da VIX. 

Conheças as iniciativas que reduzem nossa pegada de carbono: 

Mobilidade elétrica

Desde 2020, a VIX mantém um projeto pioneiro de transporte rodoviário impulsionado à energia elétrica: um ônibus 100% elétrico circulando em operações de fretamento no Espírito Santo. É o primeiro veículo do tipo a circular no país. Seus deslocamentos não têm qualquer tipo de emissão associada à sua operação, e seus custos operacionais podem chegar a ser 70% menores que os de um ônibus similar com motor a diesel. Como não emite gases nocivos à saúde ou ao meio ambiente, o ônibus elétrico tem um ciclo de vida sustentável, com alto potencial para contribuir para a redução das GEE. 

Um outro projeto de destaque no tema é a operação de veículo (um SUV) 100% elétrico para transporte de passageiros em Vitória. Assim como o ônibus, o automóvel trafega sem qualquer tipo de emissão atmosférica, nem causa poluição sonora. Durante seu uso, um sistema de telemetria monitora o desempenho e o comportamento do veículo, compilando dados sobre a operação. 

Manutenção sustentável

A VIX também tem uma programação de manutenções e revisões preventivas em peças como filtros de ar e de combustível, bicos e unidades injetoras e na calibragem de pneus, e a aplicação de reagentes redutores de emissões (ARLA 32). As revisões mitigam os riscos de aumento da emissão de GEE associados a problemas mecânicos e contribuem para a redução do consumo de combustível, outro impacto ambiental positivo.

Juntos, podemos construir um mundo mais verde.