Depois de abrir caminho com a história de Adriel Silva Alvarenga, motorista do V1, nossa homenagem ao Dia do Motorista e do Operador (25/07) chega ao segundo capítulo. Hoje, você vai conhecer histórias de superação, empoderamento feminino e dedicação de motoristas da VIX Logística. Eles transportam cargas, mas também sonhos, segurança e a certeza de que, com garra, qualquer desafio pode ser vencido.
Mais mulheres no volante, mais força na operação
Hoje, somos uma empresa mais diversa, plural e empoderada, e Márcia Cristina Araújo da Costa representa esse nosso momento. Natural de Linhares (ES), ela já foi porteira, vigilante e pedreira, até encontrar a oportunidade de realizar um sonho antigo: o de ser motorista.
Márcia fez parte da primeira turma do MOV+ Mulheres, nosso programa de formação de motoristas exclusivo para as mulheres, que incentiva a presença feminina na operação. Hoje, ela dirige um caminhão caçamba no contrato de Granel da ArcelorMittal (ES). “É um prazer ir e vir com o meu caminhão. Fico feliz ali, dirigindo. É uma sensação muito boa, que não tem explicação”.
Para Márcia, participar da campanha do Dia do Motorista e do Operador tem um significado especial. “Estou orgulhosa de representar todos os meus colegas e, principalmente, a mulherada. Ser mulher na operação tem seus altos e baixos, mas com garra a gente chega lá. Espero que venham mais e mais mulheres”, diz.

Na movimentada operação do contrato Poli Macaé (RJ), outra colaboradora compartilha da mesma determinação da Márcia. Laressa de Oliveira Souza está na empresa desde 2021, onde é motorista operadora de empilhadeira. Ela representa uma geração de mulheres que está redefinindo os espaços na logística.
“Sou daquelas mulheres que amam desafios e ser motorista é um dos maiores. Me orgulho de representar as mulheres numa profissão onde a maioria ainda é homem. Isso mostra que as mulheres estão sendo vistas, estão ganhando força no mercado de trabalho em funções onde elas nem imaginariam que chegariam”, completa.

Sonhos realizados e desafios superados
O trajeto entre Vitória e Anchieta nunca foi apenas uma rota para Jonathan de Oliveira Freitas: é o caminho de um sonho de criança que se tornou realidade. Motorista do fretamento no contrato Samarco Ubu (ES), ele vive sua segunda passagem pela VIX, carregando a mesma paixão do menino que observava os ônibus na infância.
“Quando eu viajava de ônibus, ficava ali, observando os motoristas. Em 2007, agarrei minha primeira oportunidade como motorista com toda a força. Eu não sei fazer outra coisa, só sei dirigir. Isso aqui é minha vida”, diz. Casado e com dois filhos, ele conta que tem o apoio da família e sente ser um orgulho para eles. Além disso, Jonathan afirma que seu principal hobby é... adivinhem...dirigir.
“Nunca imaginei fazer parte da campanha e estar aqui representando essa classe, que é tão grande. Eu não transporto só 46 passageiros, eu transporto muito mais vidas, porque atrás de cada um passageiro, há um esposo, uma esposa, um filho, um pai, uma mãe, uma avó. Então, essa sensação de orgulho é muito grande e a responsabilidade também”.

No Poli Macaé, Jhone Martorelli Silva, motorista operador de guindaste do time de Pesados, também transborda o seu orgulho quando fala da profissão. “Tudo passa pela mão do motorista: alimento, peça de carro, medicamentos. A importância do nosso trabalho é imensurável. Isso é motivo de orgulho”.
O dinamismo da função foi o que mais atraiu Jhone desde o início. Para ele, cada dia traz uma nova chance de evoluir. “Eu sempre fui muito focado em buscar novos desafios. E ser motorista me proporciona isso. A cada dia o cenário muda, os desafios mudam. É uma profissão que me faz superar a mim mesmo, e isso me motiva”, finaliza.

Nossa homenagem continua
Seguimos celebrando esse time com nossa série que valoriza e reconhece os profissionais que movem nossos negócios com orgulho.
Temos paixão por fazer sempre o melhor. Um time com as pessoas certas, nos lugares certos.