A Companhia

VIX Labs realiza 1º Processo de Inovação Aberta

Em parceria com os estudantes de Comunicação e Tecnologia do Centro Universitário Faesa, o VIX Labs realizou o primeiro Processo de Inovação Aberta, com a criação de um protótipo de gestão automatizada para frotas e manutenções. Durante dois meses, o VIX Labs desenvolveu uma mentoria aos alunos, com conhecimento de Design Thinking e estruturação de Modelo de Negócios.

 

Divididos em equipes, os alunos validaram o novo negócio junto ao mercado, levantaram dados e desenharam um plano de negócios da solução, voltada para pequenos e médios empreendedores de locação de veículos. O trabalho foi concluído no dia 6 de maio, com a apresentação do protótipo final.

 

Consultando os universitários e mapeando novos talentos

O projeto com a Faesa foi o piloto desse formato de inovação aberta do VIX Labs. Além de buscar o desenvolvimento de soluções junto às universidades, a iniciativa também busca mapear talentos para inovação e tecnologia. Fruto desse trabalho, foi a mais nova estagiária do VIX Labs, a estudante de Publicidade e Propaganda Dayanne Souhait Ferreira.

 

“O projeto começou com um desafio: criar um aplicativo de mediação entre frotistas e pessoas jurídicas. Enfrentamos diversas dificuldades, mas não sabíamos que essas mesmas dificuldades iriam ensinar muito mais que 1 período de faculdade. Foi uma experiência extremamente enriquecedora que, com toda certeza levaremos para a vida, e claro, o currículo”, conta a universitária. 

 

Sobre inovação aberta

Inovação aberta é um modelo de gestão empresarial que promove uma abordagem mais disruptiva e menos centralizada, permitindo a troca e a colaboração com pessoas e organizações externas, como outras empresas, universidades, startups e consumidores.